segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

                                          LIMITE É NECESSÁRIO!!!
Projeto
Refletindo os comportamentos:
Combinados e regras
Justificativa:
A vida em sociedade deveria se revelar em relações coesas,respeitosas e com limites, por isso, fez-se necessário uma reflexão sobre os comportamentos de meus alunos, pois alguns valores se encontram desgastados e as crianças estão perdendo o ponto de referência e a percepção de que o fundamental é a compreensão nítida dos valores com um sentido bem definido do que é moralmente bom.
Resultados esperados:
Que ao término do ano letivo de 2012, 80% dos alunos do 3º ano , apresentem uma reflexão de que seus direitos começam onde terminam o do outro e consigam iniciar uma mudança de postura em relação ao outro,priorizando relações de respeito e amizade.
Objetivo geral:
Proporcionar aos alunos do 3º ano  o contato com situações que os levem à  reflexão de suas posturas e valores, que constituam um ponto de partida para ajudar na formação de sua personalidade e caráter.
Objetivos específicos:
v     Utilizar de livros literários que abordem uma reflexão sobre as atitudes que devem ser desenvolvidas em relação ao outro;
v     Gerar conflitos reflexivos sobre as suas atitudes ;
v     Pontuar os itens necessários para um bom relacionamento com os outros,principalmente em sala de aula;
v     Buscar a leitura de filmes que priorizem os conflitos entre o bem e o mal;
v     Levantar com os alunos itens de como deve ser um bom comportamento em sala de aula e na vida;
v     Trazer a família para conversas informais que ajudem na mudança de atitudes negativas observadas no comportamento dos alunos.
Metas:
v     Conseguir até o final do ano letivo de 2012, que 80% dos alunos do 3º ano, reflita sobre o seu relacionamento com o outro e busque adotar uma postura positiva em sala de aula;
v     Nortear as conversas e debates para a reflexão de posturas existentes em cada um e na sociedade.
Ações:
v     Selecionar livros literários que abordem condutas e virtudes positivas que possibilitem a aquisição de pontos de partida para a formação da personalidade e do caráter;
v     Possibilitar aos alunos a confecção de regras de conduta em sala de aula;
v     Estimular a auto-avaliação de seu comportamento  no dia-a-dia, sugerindo a cor para o registro;
v     Registrar o comportamento do dia em um calendário do mês;
v     Propiciar a auto-avaliação mensal através de fichas.
Atividades:
v     Criar com eles, os pontos que devem nortear o comportamento esperado em sala de aula(ver cartaz na sala);
v     Elaborar uma forma de registrar e acompanhar o comportamento diário de cada um através de rostinhos:( Pode-se fazer carimbos dos rostinhos e pedir para eles colorirem).
                
                           (Vermelho e com raiva) Nossa! Não cumpriu quase nada!
   
(Amarelo e triste)    Que pena! Deixou de cumprir alguns itens!

        (Verde e feliz)       Excelente! Cumpriu tudo!

à    Assistir filmes que abordem valores e virtudes  listados de acordo com o planejamento;
à    Ler livros de literatura  que tratem o tema abordado listados de acordo com o planejamento;
à    Possibilitar aos alunos o manuseio e leitura de materiais diversos sobre o assunto: livros, notícias, músicas...
à    Criar a “Hora da discussão”, onde uma vez por semana levantaremos as questões citadas da vida real em jornais, TV, revistas, acontecimentos no bairro e na família, colocando em pauta para reflexão dos atos, possíveis consequências e comportamentos adotados;
à    Executar dinâmicas que reflitam sobre valores e virtudes;
à    Enviar bilhetes aos pais dos alunos que apresentarem alguma postura negativa às regras e combinados elaborados pela turma para direcionamento de posturas que possam ajudar na solução ou em amenizar o problema;
à    Elaborar uma ficha de auto-avaliação mensal para que eles se avaliem;
à    Pontuar posturas que devem ser revistas após a auto-avaliação;
à    Elaborar o calendário mensal para a colagem dos rostinhos;
à    Premiar o aluno(a) que obteve o maior numero de rostinhos verdes.
Recursos:
Livros de Literatura,alunos, professor, calendário do mês, brindes, rostinhos nas cores: verde, amarelo, vermelho,DVD’s,CD’s, rádio para CD,TV,aparelho de DVD,ficha de auto-avaliação,calendário do mês,brindes...
Cronograma:
De março de 2011 até o final do ano.
Monitoramento:
v     Relatório feito pelo professor da turma;
v     Apresentação dos resultados à direção, no Conselho de classe  e à  supervisão;
Avaliação:
v     Analisar o resultado dos alunos em grupo e individual;
v     Registrar o resultado de modo a visualizar as mudanças de posturas;
v     Comunicar os resultados aos pais;
v     Utilizar os resultados para orientar as futuras metas e ações.
Observação:
Como esse ano vou dar sequência no trabalho com a mesma turma,ao invés de trabalhar o calendário  individualmente,vou trabalhar no primeiro semestre o grupo  ( divido a turma em grupos) e no 2º semestre a turma,fixando os calendários na sala.
Considerações finais:
Uma das finalidades da escola deve ser a de proporcionar condições para que o aluno compreenda a realidade social em que está inserido e, assim, possa definir caminhos que alicercem sua personalidade e seu caráter, por isso faz-se necessário uma reflexão dos comportamentos que permeiam os seres humanos, começando por delinear as atitudes desejadas em sala de aula e em relação ao outro.Os limites são construídos na relação e são fundamentais para que a pessoa compreenda o seu lugar no mundo.Há valores, virtudes, de que não se pode e não se deve abrir mão:
”Eu preciso respeitar o outro”. 
  
Rosemary Pires
Obs: A cópia é permitida desde que se cite a fonte.

A PRIMEIRA SEMANA DE AULA DEVE SER ESPECIAL!

A primeira semana de aula deve ser um momento de conhecimento entre professor e aluno,por isso tem de se criar um ambiente de sentimento, de troca de emoções e principalmente de interação. Pais e alunos devem sentir  confiança e o professor mostrar uma postura firme,que tem as rédeas da situação, que é um amigo,mas que ele é o líder.O professor não pode perder de vista que ele é o líder,o responsável pelas relações que se formarão naquela turma e que ele é o espelho de seus alunos. Se seu aluno percebe sua responsabilidade  e organização, ele se tornará organizado e responsável.
Algumas sugestões:

  • Criar um ambiente alfabetizador( cartazes, desenhos...)
  • Apresentar a escola para os alunos,mesmo que eles já sejam antigos alunos,pois não a conhecem com a sua visão;
  • O professor deve se apresentar para seus novos alunos de forma informal,deixando seu coração falar;
  • Deixar que seus alunos se apresentem de forma alegre e descontraída;
  • Levar para sala atividades que demandem um maior tempo para desenvolvê-las e a participação coletiva da turma( pode ser em grupos):Bingo,colagem,música,confecção dos crachás,dinâmicas...
  • Conversar com os alunos sobre como deve ser a rotina e o comportamento da turma.Anotar para ainda nessa primeira semana,montar o quadro de regras e combinados a serem seguidos.Postarei, em breve,meu projeto de combinados e regras;
  • Ler uma história e possibilitar a dramatização da mesma de forma descontraída com a participação de todos;
  • Trabalhar com a casinha de fantoches,levando os alunos a desenharem e criarem seus fantoches de vara,que depois serão apresentados em um teatro;
  • Pedir aos alunos para desenharem sua escola ou alguma dependência e montar um mural;
  • Montar um painel com frases dos alunos sobre o que esperam da escola,da turma em que estão estudando,do ano que se inicia...
  • Dinâmicas: 
1ªdinâmica:  Procurando um coração...
Material necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
2ªdinâmica:  Meus sentimentos
Cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho, explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupão, onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
  • Jogos:
Dominó
Uma pessoa inicia o jogo se colocando em pé no centro da sala e dizendo que ele tem um atributo comum com alguém que ele escolheu da sala. Ex: tenho os olhos verdes como a fulana, que deverá se colocar ao seu lado. A seguir, alguém que possuir algum atributo igual a de uma das duas, se colocará ao lado dela, dizendo qual é o atributo comum e assim por diante.

Entrando no círculo
Faça com giz no chão, tantos círculos quantos forem as letras iniciais dos nomes dos alunos. Escreva as letras no centro dos círculos.
Diga-lhes que, quando apontar um círculo, todos os que tiverem aquela letra no início de seus nomes deverão vir para dentro do círculo.

Procurando 10
Como jogar: Embaralhar as cartas e colocar sobre a carteira,como no jogo da memória(com as faces viradas para baixo): os jogadores decidem quem começa.Na sua vez de jogar; o jogador vira três cartas e soma os números que aparecem.Se o total for 10,fica com elas;caso contrário,devolve as três para o mesmo lugar,onde estavam antes e passa a vez para o seguinte.
O vencedor será aquele que ficar com o maior número de cartas quando o jogo acabar. O jogo acaba quando acabarem as cartas ou quando não for mais possível formar com três cartas.

Bingo
Cartelas com o nome dos alunos;
Cartelas com o alfabeto;
Cartelas de numerais;
Cartelas com frases;
Cartelas de símbolos.
Jogar da forma usual.

  • Músicas:(deve-se abordar a importância da amizade,o respeito ao outro, o cuidado com os materiais escolares, a necessidade de organização, que estudar é vencer e que ser criança também é ter responsabilidades)


Tudo tem o seu lugar

                                   Patati e Patatá

Vou te ensinar
(vou te ensinar)
Uma canção
(preste muita atenção)    
Tente entender
É muito fácil aprender 
Todas as coisas
Tem o seu lugar
(tem o seu lugar)
Infelizmente
Não tem asas pra voar
Quando eu chegar da escola
Não vou deixar
Minha mochila jogada no sofá
A coitadinha, não tem asas pra voar
Minha mochila eu vou guardar
Tudo tem o seu lugar
Quando acabar de brincar
Não vou deixar
Os meus brinquedos espalhados
Pelo ar
Os coitadinhos
Não tem asas pra voar
Os meus brinquedos vou guardar
Tudo tem o seu lugar

Vem ser meu amigo

                               Patati e Patata

Esquece a tristeza de lado
E me dá um sorriso
Ter a sua amizade é importante
É tudo que eu preciso
Mande embora a tristeza
Que insiste em te fazer chorar
Deixa entrar, deixa brilhar
Aparecer enfim o Sol
Me dê a mão, eu posso te ajudar
Vem brincar comigo!
Me dê a mão, a gente é o que quiser
Vem ser meu amigo.

Escola que Vale a Pena
Paulo Roberto Padilha(paródia de "Garota de Ipanema",de Tom Jobim)
 
Olha que escola mais linda
Mais cheia de Graça
Repleta de vida que ganha a praça
No bairro, o encontro,
Que ensina sonhar
 
Mostra o bom resultado
Que já vale a pena
Do esforço dobrado
De muitas centenas
Pessoas tão lindas a se ajudar
 
Há que aprender no caminho
Ah, não se iluda, insiste
Ah, a cidade resiste
A cidade que andava esquecida
Que também é nossa vida
 
Ah, se a gente conhece
O que nela passa
O povo todinho
"Se sente" e se abraça
E fica construindo
Um mundo educador
O que é uma forma de amor
O que é uma forma de amor

O Caderno

                                                                   Toquinho

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo
ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O
que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)

Um mais um
                              Mulekada

Eu aprendi que mexe com fogo,
Um dia pode se queimar
Mesmo criança sou
Inteligente
E já posso me cuidar
De manhãzinha chego na
Escola,
E com os amiguinhos vamos
Estudar
Lição de casa faço direitinho,
A tarde vou brincar
De pega-pega ou de esconde-esconde
Sou bom de bola, nós de bambolê
Com a bagunça bem organizada
Vamos aprender
Um mais um é igual a dois
Quem estuda sempre vence,
Não se deixa pra depois
Se alimentar é bom,
Faz crescer e ficar forte
A Mulekada tem amigos no Brasil
Do sul ao norte 

                                                       Rosemary Pires
                                                Obs: A cópia é permitida desde que se cite a fonte.





domingo, 15 de janeiro de 2012

SOMOS ESPELHOS PARA OS NOSSOS FILHOS!!


 Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.
                                                                                Eugênia Puebla




FOMOS OURO,PRATA E BRONZE EM 2011! SUCESSO!!


A XIV OBA ocorreu sexta-feira, dia 13 de maio de 2011 em 9160 escolas previamente cadastradas e dela participaram 801.000 alunos e envolveu 64.000 professores no processo.

Alunos premiados do 2º ano Ruth Rocha:
Larissa Ribeiro de Oliveira - Medalha de Ouro
Matheus Victor Ferreira - Medalha de Ouro
Raissa Henriques Eduardo - Medalha de Ouro
Valeska Pires da Costa - Medalha de Ouro
Jeanderson Barros da Silva - Medalha de Prata
Júlia Viana Silva - Medalha de Prata
Lucas Alexandre Lopes Moreira - Medalha de Prata
Vitor Melo da Silva - Medalha de Prata
Warley Douglas R. da Silva - Medalha de Bronze



Fizemos um trabalho sério e estudamos muito os assuntos que seriam abordados.O sucesso é alvo certo, quando pais ,alunos e professores, acreditam que são capazes!
                                            Conseguimos 9 medalhas!!!!
                                         Parabéns a todos os envolvidos !!

ALFABETIZAR E LETRAR É POSSIVEL


PROJETO- ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO EXTRA

Objetivo geral:
à    Tentar levar os alunos inscritos no projeto a adquirir os pré requisitos necessários à aquisição da leitura;
à    Proporcionar aos alunos o letramento e a alfabetização.

Objetivos específicos:
à    Proporcionar atividades coesas e coerentes com os objetivos;
à    Seguir os passos primordiais para a aquisição da leitura;
à    Elevar a auto estima dos alunos através de conversas, incentivos e elogios;

Procedimentos:
1-Tem que ser um trabalho repetitivo e constante na tentativa de memorização das letras.As letras devem ser pronunciadas o tempo todo para fixação;
2- O aluno tem de conhecer todo o alfabeto para aprender a ler;
3- Ao conhecer o alfabeto,trabalhar o som das letras;
4- Apresentar a junção consoante/vogal.
5- Trabalhar as famílias  silábicas;
6- Juntar sílabas para formar palavras e depois frases;
7- Em todas as atividades permear o letramento.

Público alvo:
Alunos não alfabetizados,que não conhecem o alfabeto e apresentam dificuldades de concentração e fixação.

Metodologia:
à    Circular determinada  letra em palavras;Ex: Circule a letra A;
à    Escrever palavras começadas com determinada letra.EX: Palavras começadas por “A”- Induzir o aluno a falar as palavras e ao escrever mostrar e falar as letras que não sabem.
à   Bingo do alfabeto;
à   Trabalhar o nome de cada um;
à   Dado- Junção consoante/vogal;
à   Colorir desenhos começados com determinada letra;
à   Escrever o alfabeto todo dia e lê-lo apontando;
à    Cantar apontando o alfabeto;
à    Baralho para formar palavras;
à    Ler palavras e pequenos textos;
à    Trabalhar os portadores de textos;
à    Diferenciar letras ,números, símbolos...
à    Ditado de letras:
à    Colocar desenhos e palavras em ordem alfabética;
à    Completar palavras com as vogais;
B__L__                     B__C__                         C__P__
à    Completar palavras com as consoantes:
___O___A                ___I___O                      ___O___O

à    Escrever as famílias:
C A P A
______
______
______
______
______

à    Cantar pequenas músicas, apontando  os portadores de texto.
à    Fazer o estudo das palavras:
                   COLEGA
*começa com __________
*termina com__________
*vogais_______________
*consoantes___________
*Número de letras______
*Número de sílabas_____
à    Formar frases e extrair palavras de outras palavras,principalmente de nomes; CAMILA= Mila,Lalá,Mimi...
à    Trabalhar a segmentação nas frases:
Omeninocomebanana.

O
menino
come
banana

à    Trabalhar as sílabas iniciais,medianas e finais:
*Marque as palavras que começam com a mesma sílaba de BARCO:
(   ) bala            (    ) boneca     (     ) barbante
à    Trabalhar os diversos tipos de textos( receitas, parlendas...)

Cronograma :
Uma hora extra turno,três vezes por semana.

Avaliação:
Relatórios semanais,reunião mensal com os responsáveis, apresentação semanal dos resultados à equipe de supervisão e direção,comunicado imediato ao aluno de seus avanços...


Rosemary Pires

Obs: A cópia é permitida desde que se
cite a fonte.