PROJETO- ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO EXTRA
Objetivo
geral:
à
Tentar levar
os alunos inscritos no projeto a adquirir os pré requisitos necessários à aquisição
da leitura;
à
Proporcionar
aos alunos o letramento e a alfabetização.
Objetivos
específicos:
à
Proporcionar
atividades coesas e coerentes com os objetivos;
à
Seguir os
passos primordiais para a aquisição da leitura;
à
Elevar a auto
estima dos alunos através de conversas, incentivos e elogios;
Procedimentos:
1-Tem que ser um trabalho
repetitivo e constante na tentativa de memorização das letras.As letras devem
ser pronunciadas o tempo todo para fixação;
2- O aluno tem de conhecer
todo o alfabeto para aprender a ler;
3- Ao conhecer o
alfabeto,trabalhar o som das letras;
4- Apresentar a junção
consoante/vogal.
5- Trabalhar as
famílias silábicas;
6- Juntar sílabas para
formar palavras e depois frases;
7- Em todas as atividades
permear o letramento.
Público alvo:
Alunos não
alfabetizados,que não conhecem o alfabeto e apresentam dificuldades de concentração
e fixação.
Metodologia:
à
Circular
determinada letra em palavras;Ex:
Circule a letra A;
à
Escrever
palavras começadas com determinada letra.EX: Palavras começadas por “A”-
Induzir o aluno a falar as palavras e ao escrever mostrar e falar as letras que
não sabem.
à
Bingo do
alfabeto;
à
Trabalhar o
nome de cada um;
à
Dado- Junção
consoante/vogal;
à
Colorir
desenhos começados com determinada letra;
à
Escrever o
alfabeto todo dia e lê-lo apontando;
à
Cantar
apontando o alfabeto;
à
Baralho para
formar palavras;
à
Ler palavras e
pequenos textos;
à
Trabalhar os
portadores de textos;
à
Diferenciar
letras ,números, símbolos...
à
Ditado de
letras:
à
Colocar
desenhos e palavras em ordem alfabética;
à
Completar
palavras com as vogais;
B__L__ B__C__ C__P__
à
Completar
palavras com as consoantes:
___O___A ___I___O ___O___O
à
Escrever as
famílias:
C A P A
______
______
______
______
______
______
______
à
Cantar
pequenas músicas, apontando os
portadores de texto.
à
Fazer o estudo
das palavras:
COLEGA
*começa
com __________
*termina
com__________
*vogais_______________
*consoantes___________
*Número
de letras______
*Número
de sílabas_____
à
Formar frases
e extrair palavras de outras palavras,principalmente de nomes; CAMILA=
Mila,Lalá,Mimi...
à
Trabalhar a
segmentação nas frases:
Omeninocomebanana.
O
|
menino
|
come
|
banana
|
à
Trabalhar as
sílabas iniciais,medianas e finais:
*Marque as palavras que
começam com a mesma sílaba de BARCO:
( ) bala (
) boneca ( ) barbante
à
Trabalhar os
diversos tipos de textos( receitas, parlendas...)
Cronograma :
Uma
hora extra turno,três vezes por semana.
Avaliação:
Relatórios
semanais,reunião mensal com os responsáveis, apresentação semanal dos
resultados à equipe de supervisão e direção,comunicado imediato ao aluno de
seus avanços...
Rosemary Pires
Obs: A cópia é permitida desde que se
cite a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário