domingo, 15 de janeiro de 2012

ALFABETIZAR E LETRAR É POSSIVEL


PROJETO- ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO EXTRA

Objetivo geral:
à    Tentar levar os alunos inscritos no projeto a adquirir os pré requisitos necessários à aquisição da leitura;
à    Proporcionar aos alunos o letramento e a alfabetização.

Objetivos específicos:
à    Proporcionar atividades coesas e coerentes com os objetivos;
à    Seguir os passos primordiais para a aquisição da leitura;
à    Elevar a auto estima dos alunos através de conversas, incentivos e elogios;

Procedimentos:
1-Tem que ser um trabalho repetitivo e constante na tentativa de memorização das letras.As letras devem ser pronunciadas o tempo todo para fixação;
2- O aluno tem de conhecer todo o alfabeto para aprender a ler;
3- Ao conhecer o alfabeto,trabalhar o som das letras;
4- Apresentar a junção consoante/vogal.
5- Trabalhar as famílias  silábicas;
6- Juntar sílabas para formar palavras e depois frases;
7- Em todas as atividades permear o letramento.

Público alvo:
Alunos não alfabetizados,que não conhecem o alfabeto e apresentam dificuldades de concentração e fixação.

Metodologia:
à    Circular determinada  letra em palavras;Ex: Circule a letra A;
à    Escrever palavras começadas com determinada letra.EX: Palavras começadas por “A”- Induzir o aluno a falar as palavras e ao escrever mostrar e falar as letras que não sabem.
à   Bingo do alfabeto;
à   Trabalhar o nome de cada um;
à   Dado- Junção consoante/vogal;
à   Colorir desenhos começados com determinada letra;
à   Escrever o alfabeto todo dia e lê-lo apontando;
à    Cantar apontando o alfabeto;
à    Baralho para formar palavras;
à    Ler palavras e pequenos textos;
à    Trabalhar os portadores de textos;
à    Diferenciar letras ,números, símbolos...
à    Ditado de letras:
à    Colocar desenhos e palavras em ordem alfabética;
à    Completar palavras com as vogais;
B__L__                     B__C__                         C__P__
à    Completar palavras com as consoantes:
___O___A                ___I___O                      ___O___O

à    Escrever as famílias:
C A P A
______
______
______
______
______

à    Cantar pequenas músicas, apontando  os portadores de texto.
à    Fazer o estudo das palavras:
                   COLEGA
*começa com __________
*termina com__________
*vogais_______________
*consoantes___________
*Número de letras______
*Número de sílabas_____
à    Formar frases e extrair palavras de outras palavras,principalmente de nomes; CAMILA= Mila,Lalá,Mimi...
à    Trabalhar a segmentação nas frases:
Omeninocomebanana.

O
menino
come
banana

à    Trabalhar as sílabas iniciais,medianas e finais:
*Marque as palavras que começam com a mesma sílaba de BARCO:
(   ) bala            (    ) boneca     (     ) barbante
à    Trabalhar os diversos tipos de textos( receitas, parlendas...)

Cronograma :
Uma hora extra turno,três vezes por semana.

Avaliação:
Relatórios semanais,reunião mensal com os responsáveis, apresentação semanal dos resultados à equipe de supervisão e direção,comunicado imediato ao aluno de seus avanços...


Rosemary Pires

Obs: A cópia é permitida desde que se
cite a fonte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário