segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

                                          LIMITE É NECESSÁRIO!!!
Projeto
Refletindo os comportamentos:
Combinados e regras
Justificativa:
A vida em sociedade deveria se revelar em relações coesas,respeitosas e com limites, por isso, fez-se necessário uma reflexão sobre os comportamentos de meus alunos, pois alguns valores se encontram desgastados e as crianças estão perdendo o ponto de referência e a percepção de que o fundamental é a compreensão nítida dos valores com um sentido bem definido do que é moralmente bom.
Resultados esperados:
Que ao término do ano letivo de 2012, 80% dos alunos do 3º ano , apresentem uma reflexão de que seus direitos começam onde terminam o do outro e consigam iniciar uma mudança de postura em relação ao outro,priorizando relações de respeito e amizade.
Objetivo geral:
Proporcionar aos alunos do 3º ano  o contato com situações que os levem à  reflexão de suas posturas e valores, que constituam um ponto de partida para ajudar na formação de sua personalidade e caráter.
Objetivos específicos:
v     Utilizar de livros literários que abordem uma reflexão sobre as atitudes que devem ser desenvolvidas em relação ao outro;
v     Gerar conflitos reflexivos sobre as suas atitudes ;
v     Pontuar os itens necessários para um bom relacionamento com os outros,principalmente em sala de aula;
v     Buscar a leitura de filmes que priorizem os conflitos entre o bem e o mal;
v     Levantar com os alunos itens de como deve ser um bom comportamento em sala de aula e na vida;
v     Trazer a família para conversas informais que ajudem na mudança de atitudes negativas observadas no comportamento dos alunos.
Metas:
v     Conseguir até o final do ano letivo de 2012, que 80% dos alunos do 3º ano, reflita sobre o seu relacionamento com o outro e busque adotar uma postura positiva em sala de aula;
v     Nortear as conversas e debates para a reflexão de posturas existentes em cada um e na sociedade.
Ações:
v     Selecionar livros literários que abordem condutas e virtudes positivas que possibilitem a aquisição de pontos de partida para a formação da personalidade e do caráter;
v     Possibilitar aos alunos a confecção de regras de conduta em sala de aula;
v     Estimular a auto-avaliação de seu comportamento  no dia-a-dia, sugerindo a cor para o registro;
v     Registrar o comportamento do dia em um calendário do mês;
v     Propiciar a auto-avaliação mensal através de fichas.
Atividades:
v     Criar com eles, os pontos que devem nortear o comportamento esperado em sala de aula(ver cartaz na sala);
v     Elaborar uma forma de registrar e acompanhar o comportamento diário de cada um através de rostinhos:( Pode-se fazer carimbos dos rostinhos e pedir para eles colorirem).
                
                           (Vermelho e com raiva) Nossa! Não cumpriu quase nada!
   
(Amarelo e triste)    Que pena! Deixou de cumprir alguns itens!

        (Verde e feliz)       Excelente! Cumpriu tudo!

à    Assistir filmes que abordem valores e virtudes  listados de acordo com o planejamento;
à    Ler livros de literatura  que tratem o tema abordado listados de acordo com o planejamento;
à    Possibilitar aos alunos o manuseio e leitura de materiais diversos sobre o assunto: livros, notícias, músicas...
à    Criar a “Hora da discussão”, onde uma vez por semana levantaremos as questões citadas da vida real em jornais, TV, revistas, acontecimentos no bairro e na família, colocando em pauta para reflexão dos atos, possíveis consequências e comportamentos adotados;
à    Executar dinâmicas que reflitam sobre valores e virtudes;
à    Enviar bilhetes aos pais dos alunos que apresentarem alguma postura negativa às regras e combinados elaborados pela turma para direcionamento de posturas que possam ajudar na solução ou em amenizar o problema;
à    Elaborar uma ficha de auto-avaliação mensal para que eles se avaliem;
à    Pontuar posturas que devem ser revistas após a auto-avaliação;
à    Elaborar o calendário mensal para a colagem dos rostinhos;
à    Premiar o aluno(a) que obteve o maior numero de rostinhos verdes.
Recursos:
Livros de Literatura,alunos, professor, calendário do mês, brindes, rostinhos nas cores: verde, amarelo, vermelho,DVD’s,CD’s, rádio para CD,TV,aparelho de DVD,ficha de auto-avaliação,calendário do mês,brindes...
Cronograma:
De março de 2011 até o final do ano.
Monitoramento:
v     Relatório feito pelo professor da turma;
v     Apresentação dos resultados à direção, no Conselho de classe  e à  supervisão;
Avaliação:
v     Analisar o resultado dos alunos em grupo e individual;
v     Registrar o resultado de modo a visualizar as mudanças de posturas;
v     Comunicar os resultados aos pais;
v     Utilizar os resultados para orientar as futuras metas e ações.
Observação:
Como esse ano vou dar sequência no trabalho com a mesma turma,ao invés de trabalhar o calendário  individualmente,vou trabalhar no primeiro semestre o grupo  ( divido a turma em grupos) e no 2º semestre a turma,fixando os calendários na sala.
Considerações finais:
Uma das finalidades da escola deve ser a de proporcionar condições para que o aluno compreenda a realidade social em que está inserido e, assim, possa definir caminhos que alicercem sua personalidade e seu caráter, por isso faz-se necessário uma reflexão dos comportamentos que permeiam os seres humanos, começando por delinear as atitudes desejadas em sala de aula e em relação ao outro.Os limites são construídos na relação e são fundamentais para que a pessoa compreenda o seu lugar no mundo.Há valores, virtudes, de que não se pode e não se deve abrir mão:
”Eu preciso respeitar o outro”. 
  
Rosemary Pires
Obs: A cópia é permitida desde que se cite a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário