segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A PRIMEIRA SEMANA DE AULA DEVE SER ESPECIAL!

A primeira semana de aula deve ser um momento de conhecimento entre professor e aluno,por isso tem de se criar um ambiente de sentimento, de troca de emoções e principalmente de interação. Pais e alunos devem sentir  confiança e o professor mostrar uma postura firme,que tem as rédeas da situação, que é um amigo,mas que ele é o líder.O professor não pode perder de vista que ele é o líder,o responsável pelas relações que se formarão naquela turma e que ele é o espelho de seus alunos. Se seu aluno percebe sua responsabilidade  e organização, ele se tornará organizado e responsável.
Algumas sugestões:

  • Criar um ambiente alfabetizador( cartazes, desenhos...)
  • Apresentar a escola para os alunos,mesmo que eles já sejam antigos alunos,pois não a conhecem com a sua visão;
  • O professor deve se apresentar para seus novos alunos de forma informal,deixando seu coração falar;
  • Deixar que seus alunos se apresentem de forma alegre e descontraída;
  • Levar para sala atividades que demandem um maior tempo para desenvolvê-las e a participação coletiva da turma( pode ser em grupos):Bingo,colagem,música,confecção dos crachás,dinâmicas...
  • Conversar com os alunos sobre como deve ser a rotina e o comportamento da turma.Anotar para ainda nessa primeira semana,montar o quadro de regras e combinados a serem seguidos.Postarei, em breve,meu projeto de combinados e regras;
  • Ler uma história e possibilitar a dramatização da mesma de forma descontraída com a participação de todos;
  • Trabalhar com a casinha de fantoches,levando os alunos a desenharem e criarem seus fantoches de vara,que depois serão apresentados em um teatro;
  • Pedir aos alunos para desenharem sua escola ou alguma dependência e montar um mural;
  • Montar um painel com frases dos alunos sobre o que esperam da escola,da turma em que estão estudando,do ano que se inicia...
  • Dinâmicas: 
1ªdinâmica:  Procurando um coração...
Material necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
2ªdinâmica:  Meus sentimentos
Cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho, explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupão, onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
  • Jogos:
Dominó
Uma pessoa inicia o jogo se colocando em pé no centro da sala e dizendo que ele tem um atributo comum com alguém que ele escolheu da sala. Ex: tenho os olhos verdes como a fulana, que deverá se colocar ao seu lado. A seguir, alguém que possuir algum atributo igual a de uma das duas, se colocará ao lado dela, dizendo qual é o atributo comum e assim por diante.

Entrando no círculo
Faça com giz no chão, tantos círculos quantos forem as letras iniciais dos nomes dos alunos. Escreva as letras no centro dos círculos.
Diga-lhes que, quando apontar um círculo, todos os que tiverem aquela letra no início de seus nomes deverão vir para dentro do círculo.

Procurando 10
Como jogar: Embaralhar as cartas e colocar sobre a carteira,como no jogo da memória(com as faces viradas para baixo): os jogadores decidem quem começa.Na sua vez de jogar; o jogador vira três cartas e soma os números que aparecem.Se o total for 10,fica com elas;caso contrário,devolve as três para o mesmo lugar,onde estavam antes e passa a vez para o seguinte.
O vencedor será aquele que ficar com o maior número de cartas quando o jogo acabar. O jogo acaba quando acabarem as cartas ou quando não for mais possível formar com três cartas.

Bingo
Cartelas com o nome dos alunos;
Cartelas com o alfabeto;
Cartelas de numerais;
Cartelas com frases;
Cartelas de símbolos.
Jogar da forma usual.

  • Músicas:(deve-se abordar a importância da amizade,o respeito ao outro, o cuidado com os materiais escolares, a necessidade de organização, que estudar é vencer e que ser criança também é ter responsabilidades)


Tudo tem o seu lugar

                                   Patati e Patatá

Vou te ensinar
(vou te ensinar)
Uma canção
(preste muita atenção)    
Tente entender
É muito fácil aprender 
Todas as coisas
Tem o seu lugar
(tem o seu lugar)
Infelizmente
Não tem asas pra voar
Quando eu chegar da escola
Não vou deixar
Minha mochila jogada no sofá
A coitadinha, não tem asas pra voar
Minha mochila eu vou guardar
Tudo tem o seu lugar
Quando acabar de brincar
Não vou deixar
Os meus brinquedos espalhados
Pelo ar
Os coitadinhos
Não tem asas pra voar
Os meus brinquedos vou guardar
Tudo tem o seu lugar

Vem ser meu amigo

                               Patati e Patata

Esquece a tristeza de lado
E me dá um sorriso
Ter a sua amizade é importante
É tudo que eu preciso
Mande embora a tristeza
Que insiste em te fazer chorar
Deixa entrar, deixa brilhar
Aparecer enfim o Sol
Me dê a mão, eu posso te ajudar
Vem brincar comigo!
Me dê a mão, a gente é o que quiser
Vem ser meu amigo.

Escola que Vale a Pena
Paulo Roberto Padilha(paródia de "Garota de Ipanema",de Tom Jobim)
 
Olha que escola mais linda
Mais cheia de Graça
Repleta de vida que ganha a praça
No bairro, o encontro,
Que ensina sonhar
 
Mostra o bom resultado
Que já vale a pena
Do esforço dobrado
De muitas centenas
Pessoas tão lindas a se ajudar
 
Há que aprender no caminho
Ah, não se iluda, insiste
Ah, a cidade resiste
A cidade que andava esquecida
Que também é nossa vida
 
Ah, se a gente conhece
O que nela passa
O povo todinho
"Se sente" e se abraça
E fica construindo
Um mundo educador
O que é uma forma de amor
O que é uma forma de amor

O Caderno

                                                                   Toquinho

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo
ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O
que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)

Um mais um
                              Mulekada

Eu aprendi que mexe com fogo,
Um dia pode se queimar
Mesmo criança sou
Inteligente
E já posso me cuidar
De manhãzinha chego na
Escola,
E com os amiguinhos vamos
Estudar
Lição de casa faço direitinho,
A tarde vou brincar
De pega-pega ou de esconde-esconde
Sou bom de bola, nós de bambolê
Com a bagunça bem organizada
Vamos aprender
Um mais um é igual a dois
Quem estuda sempre vence,
Não se deixa pra depois
Se alimentar é bom,
Faz crescer e ficar forte
A Mulekada tem amigos no Brasil
Do sul ao norte 

                                                       Rosemary Pires
                                                Obs: A cópia é permitida desde que se cite a fonte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário