Algumas sugestões:
- Criar um ambiente alfabetizador( cartazes, desenhos...)
- Apresentar a escola para os alunos,mesmo que eles já sejam antigos alunos,pois não a conhecem com a sua visão;
- O professor deve se apresentar para seus novos alunos de forma informal,deixando seu coração falar;
- Deixar que seus alunos se apresentem de forma alegre e descontraída;
- Levar para sala atividades que demandem um maior tempo para desenvolvê-las e a participação coletiva da turma( pode ser em grupos):Bingo,colagem,música,confecção dos crachás,dinâmicas...
- Conversar com os alunos sobre como deve ser a rotina e o comportamento da turma.Anotar para ainda nessa primeira semana,montar o quadro de regras e combinados a serem seguidos.Postarei, em breve,meu projeto de combinados e regras;
- Ler uma história e possibilitar a dramatização da mesma de forma descontraída com a participação de todos;
- Trabalhar com a casinha de fantoches,levando os alunos a desenharem e criarem seus fantoches de vara,que depois serão apresentados em um teatro;
- Pedir aos alunos para desenharem sua escola ou alguma dependência e montar um mural;
- Montar um painel com frases dos alunos sobre o que esperam da escola,da turma em que estão estudando,do ano que se inicia...
- Dinâmicas:
Material necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma
delas se encaixe na outra.
Cada
coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir
os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música
caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos
encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os
participantes conversem.
2ªdinâmica: Meus
sentimentos
Cada
um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num
segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o
nome, de onde vem, mostrando o seu desenho, explicado-o.
O
grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se
também fazer um grupão, onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu
desenho.
- Jogos:
Uma pessoa inicia o jogo se colocando em pé no centro da sala e dizendo que ele tem um atributo comum com alguém que ele escolheu da sala. Ex: tenho os olhos verdes como a fulana, que deverá se colocar ao seu lado. A seguir, alguém que possuir algum atributo igual a de uma das duas, se colocará ao lado dela, dizendo qual é o atributo comum e assim por diante.
Entrando no círculo
Faça com giz no chão,
tantos círculos quantos forem as letras iniciais dos nomes dos alunos. Escreva
as letras no centro dos círculos.
Diga-lhes que, quando apontar um círculo, todos os que
tiverem aquela letra no início de seus nomes deverão vir para dentro do
círculo.
Procurando 10
Como jogar: Embaralhar as
cartas e colocar sobre a carteira,como no jogo da memória(com as faces viradas
para baixo): os jogadores decidem quem começa.Na sua vez de jogar; o jogador
vira três cartas e soma os números que aparecem.Se o total for 10,fica com elas;caso
contrário,devolve as três para o mesmo lugar,onde estavam antes e passa a vez
para o seguinte.
O vencedor será aquele que ficar com o maior número de
cartas quando o jogo acabar. O jogo acaba quando acabarem as cartas ou quando
não for mais possível formar com três cartas.
Bingo
Cartelas com o nome dos alunos;
Cartelas com o alfabeto;
Cartelas de numerais;
Cartelas com frases;
Cartelas de símbolos.
Jogar da forma usual.
- Músicas:(deve-se abordar a importância da amizade,o respeito ao outro, o cuidado com os materiais escolares, a necessidade de organização, que estudar é vencer e que ser criança também é ter responsabilidades)
Tudo tem o seu lugar
Patati e Patatá
Vou te ensinar
(vou te ensinar) Uma canção (preste muita atenção) Tente entender É muito fácil aprender
Todas as coisas
Tem o seu lugar (tem o seu lugar) Infelizmente Não tem asas pra voar
Quando eu chegar da
escola
Não vou deixar Minha mochila jogada no sofá A coitadinha, não tem asas pra voar Minha mochila eu vou guardar Tudo tem o seu lugar
Quando acabar de
brincar
Não vou deixar Os meus brinquedos espalhados Pelo ar Os coitadinhos Não tem asas pra voar Os meus brinquedos vou guardar Tudo tem o seu lugar
Vem ser meu amigo
Patati e Patata
Esquece a tristeza de
lado
E me dá um sorriso Ter a sua amizade é importante É tudo que eu preciso Mande embora a tristeza Que insiste em te fazer chorar
Deixa entrar, deixa
brilhar
Me dê a mão, eu posso te ajudarAparecer enfim o Sol Vem brincar comigo! Me dê a mão, a gente é o que quiser Vem ser meu amigo.
Escola que Vale a Pena
Paulo Roberto Padilha(paródia de "Garota de
Ipanema",de Tom Jobim)
O Caderno
Toquinho
Sou eu que vou seguir
você
Do primeiro rabisco Até o be-a-bá. Em todos os desenhos Coloridos vou estar A casa, a montanha Duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu
colega
Seus problemas ajudar a resolver Te acompanhar nas provas Bimestrais, você vai ver Serei, de você, confidente fiel Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu
amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá Num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito
Comigo Se lhe dá prazer A vida segue sempre O
Só peço, à você
Um favor, se puder Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário