Rosemary Pires
1º-
Trabalhar traçando todo o alfabeto ( maiúsculo e minúsculo) no chão para que os
alunos andem sobre as letras – coordenação motora grossa.
2º-
Traçado das letras no quadro para que os alunos passem o dedo;
3º-
Pontilhado das letras do alfabeto em folhas mimeografadas para que os alunos
passem por cima com canetinha;
4º-
Ligar palavras iguais com escrita manuscrita e cursiva;
5º-
Jogo da memória: Fazer na matriz o alfabeto manuscrito e cursivo em forma de
carta de baralho. Enviá-lo para casa e pedir que colem em um papelão e cortem,
formando o jogo. Ao jogá-lo, os alunos conseguirão trabalhar a transcrição.
6º-
Dedo no gatilho: É um jogo que facilita o trabalho de reconhecimento e
transcrição da letra cursiva. Escrever no quadro palavras (pares) em letra
cursiva e manuscrita. Dividir os alunos em duas filas. O professor fala uma das
palavras e pede se quer cursiva ou manuscrita. Ao seu sinal, o aluno deverá
apontar a palavra pedida e marca ponto quem identificá-la primeiro. Ganha o
jogo a equipe que tiver mais acertos.
7º-
Usar massinha para fazer o contorno do desenho das letras cursivas.
8º-
Ligar palavras manuscritas ou cursivas aos seus desenhos;
9º-Trabalhar
textos lúdicos com os diversos tipos de
letras para que leiam: parlendas, músicas, poesias...
ATENÇÃO:
_ Ao apresentar a letra cursiva para os alunos,
trabalhar primeiramente com as vogais e depois levá-los a andar e traçar uma
consoante de cada vez, permitindo que conheçam seu traçado.
_No início, até que tenham o domínio do
traçado das letras, o aluno só deverá passar por cima e não escrever
livremente, evitando que ele trace de forma incorreta;
_
Os alunos não devem escrever com a letra manuscrita;
_ Passar
no quadro somente com a letra manuscrita e orientá-los em fazer a transcrição.
No início é um trabalho vagaroso e corpo a corpo.
_
Ficar atento ao tamanho da letra, ao espaçamento das linhas no caderno e ao
traçado da letra na linha.
Obs: A cópia é permitida desde que se cite a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário