quinta-feira, 12 de abril de 2012

        Projeto Páscoa
                     Professora:Rosemary Pires

Justificativa:
.Para que tudo tenha um sentido, o projeto  priorizará uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando seu verdadeiro significado:Páscoa é passagem, é vida eterna, é Ressurreição...

Objetivo geral:
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;

Conteúdos:
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
 · Historinhas;

Metodologia:
*Conversa informal, diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
*Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
*Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
*Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
*Confecção de um mural sobre a Páscoa;
*Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
* História em seqüência;
*Quebra cabeça do coelho;
*História “O coelhinho que não era de páscoa”.

Culminância:
Exposição dos trabalhos da turma e montagem de um mural.
Participação do concurso do jornal da cidade "Correiozinho"


Avaliação:
 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Cronograma:
20 dias

Bibliografia:
Coleção Nana Nenê- Uma história para cada dia (março e abril).
Coleção dia-a-dia do professor- Volumes 1,4 e 7.
Jornal correio da cidade-Correiozinho
Desenhos: _Os vegetais- um conto de Páscoa
                _A Ressurreição ( Downloads da  Internet)


Nossos trabalhos para o concurso:
























Teve até ovo!!!













Fizemos vários trabalhos:


1-Assistimos ao desenho:

Os vegetais
Um conto de Páscoa
Interpretando o desenho:
A- O que Ebenezer achava que era a Páscoa?
______________________________________________________

______________________________________________________
B- Porque ele achava que a igreja estava atrapalhando?
____________________________________
________________________________
C- O que ele descobriu,após um sonho, que significa Páscoa?
________________________________
________________________________
D-Qual é a esperança da Páscoa?
________________________________
E- Sem a esperança da Páscoa o que aconteceria?
_____________          ____________
_____________          ____________
_____________          ____________
F-Ao descobrir o verdadeiro significado da Páscoa,o que Ebenezer faz?
_______________________________
Rosemary Pires
Obs: A cópia é permitida desde que se
cite a fonte.

2-Colorimos com cores bem variadas:



3-Assistimos ao filme " A ressurreição de Jesus" .Fizemos discussão e debate sobre o verdadeiro significado da Páscoa. 


Páscoa é ressurreição,é vida nova!





4- Trabalho de colagem:



                                                       http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br